PROJETO REALIZADO POR EDNEIA DE OLIVEIRA CALDEIRA - ALUNA DO CURSO MÍDIAS NA EDUCAÇÃO


PROJETO CARA LIMPA


Introdução (Caracterização do Problema)

Sabe-se que o consumo de substâncias psicoativas é um fenômeno
civilizatório, ou seja, sempre existiu em todas as culturas humanas o uso de
substâncias que alteram os estados de consciência. No entanto, as características
desse consumo modificaram-se significativamente nas últimas décadas,
colocando em risco a vida de muitas pessoas, tornando-se mais um dos fatores
estressantes a espelhar o sistema econômico contemporâneo e seu ciclo da
sociedade de consumo. Assim, o uso abusivo e a dependência de drogas lícitas
ou ilícitas tem crescido significativamente nos últimos tempos, fruto das
transformações nas condições sociais e culturais, como por exemplo, o
incremento da crise econômica no país e o conseqüente desemprego estrutural, o
aumento da criminalidade e do controle de muitas zonas urbanas por grupos do
crime organizado, a banalização da miséria. Todas essas questões levam a
alterações nas relações familiares, com o gradual esvaziamento do desejo de ser
das pessoas, pela inviabilização de um projeto de vida e de perspectivas
existenciais.
As pessoas de classes menos abastadas são as que mais sofrem
quando envolvidas nessa situação, em função da insuficiência de serviços
públicos de atenção à dependência de álcool e outras drogas
Sabe-se que um dos maiores problemas no atendimento à dependência de
substâncias psicoativas é a aderência dos usuários ao tratamento. O número de
evasões, de “recaídas” e de retorno de pacientes às instituições de tratamento é
alto.


DESENVOLVIMENTO:

"A Droga é uma Droga. Por que não deixar de usar"?
JUSTIFICATIVA
Este assunto é um problema causador de grande preocupação em
nossa sociedade, pois hoje de forma abusiva, esta presente em todas as
classes sociais. Assim se faz necessário debates e questionamentos que
ajudem a encontrar soluções que atenuem ou erradiquem as causas desse
problema. Acreditamos que com a prevenção e o conhecimento poderemos
evitar o uso indevido e generalizado das drogas. Usaremos para isso a estratégia do seminário, filmes, palestras e vídeos onde desenvolveremos ações conjuntas para sensibilizar e buscar participação de todos, quanto a necessidade de juntos atenuarmos os prejuízos do uso indevido para si e para a sociedade.
Esperamos obter resultados positivos quanto a abordagem e os assuntos em
grupo. Assim deveremos inicialmente, realizar o seminário em pequenos
grupos, por faixas etárias, se possível, com faixas de idade mais propícias ao
consumo das drogas. Abordaremos também a questão da violência, do
desinteresse, da falta de perspectiva dentro e fora da escola. Não cremos que
estes encontros nos levem a erradicação desse problema, mais temos certeza,
que eles contribuirão na conscientização dos alunos a respeito da tomada de
ação para a solução da questão. Com certeza, com ações coletivas, parte destas situações serão minimizados. Através de informações científicas, mostraremos as conseqüências maléficas das drogas no ser humano e sua extensão na família e na sociedade.

A prevenção é um caminho seguro. Uma educação específica sobre o assunto se faz imprescindível nas escolas; é preciso conscientizar jovens e adolescentes, pais e educadores, enfim, unirmos a comunidade, para discutirmos o assunto com coragem, decisão e espírito reflexivo.

Toda a sociedade se organiza para enfrentar tão grave problema, e a história mostra que das crises é que surgiram as grandes soluções.

Acreditamos que quando alguém usa drogas, não imagina a extensão dos vícios e as conseqüências desastrosas que futuramente poderão lhe advir.

Precisamos cuidar dos nossos jovens. Orientar e direcioná-los num caminho seguro, é nosso dever como educadores e cidadãos conscientes.

Queremos lembrar a sábia advertência gravada nas páginas do evangelho: "Conheceis a verdade e a verdade vos libertará!"


OBJETIVOS:

Possibilitar aos alunos através de pesquisas, análises, discussões, reflexões, a conscientização dos perigos e males que as drogas podem trazer às suas vidas.
Contribuir na formação das ações anti - drogas;
Dar informações sobre drogas, mostrando que elas causam dependência
mental e dependência física;
Despertar o interesse dos alunos, educadores e pais e familiares na busca
ou ações coletivas preventivas contra o uso desse estimulante;
Oportunizar o debate e reflexões em torno dos fatores sociais, familiares,
econômicos que influem no uso abusivo das drogas;
Incentivar a erradicação do uso de drogas na sociedade.

COMO FAZER :

1 – Por meio de seminários com palestras, debates e apresentação de filmes e vídeos
mostrando depoimentos de médicos, cientistas, pessoas que se drogam.
2 – Usar folderes, apostilas, com a finalidade de acompanhar os seminários
e debates como auxílio na fixação dos assuntos e conteúdos abordados.
3 – Filmes que mostrassem assuntos de adolescentes envolvidos com o
tema a discutir. Após o filme promover debates, estimulando as opiniões
dos assistentes e formação de consciência anti – droga.
4 – Palestras especiais com o tema:
4.1 – Convidar alguém de entidade para discursar a respeito das ações
preventivas no combate ao uso;
4.2 – Envolver alguém com experiência religiosa para mostrar a visão espírito
cristã, que seja estudioso da causa e que estimule o debate de propostas
de prevenção esse mal.


CRONOGRAMA:

02 MESES - MAIO E JUNHO/2009

ABRANGÊNCIA: Todo Ensino Fundamental


Recursos:

Humanos:
Professores (Ciências, Português, Matemática, História, Geografia, Educação Física, Religião).
supervisora pedagógica
Direção

Materiais:
computador
impressora
TV e vídeos
Livros literários
Software de edição de textos, tabelas, gráficos.

Financeiros: R$ 400,00 ( Serviços de terceiros e materiais de consumo).


Pré-Requisito:
• Envolvimento da Direção, Serviço Pedagógico, Professores para o Ensino e Uso da Biblioteca e Professores das outras áreas disciplinares da escola na viabilização do Projeto.
• Disponibilidade da sala de vídeo e biblioteca nos 03 turnos.
• Fazer contato com um profissional das área de saúde para ser entrevistado e pessoa religiosa para palestra.


DIFICULDADES APRESENTADAS NO DESENVOLVIMENTO DO PROJETO

No decorrer do projeto encontramos algumas dificuldades, que com certeza influenciaram, em maior ou menor grau, os resultados apresentados.
Em relação à nossa instituição escolar, enfrentamos problemas quanto ao espaço físico impróprio para a realização do trabalho, sendo este um problema enfrentado em praticamente todas as escolas públicas da região.
Em nosso caso, não possuímos na escola um laboratório de informática , necessitando assim de maior esforço dos professores e profissionais da educação em geral. A falta de verba também fez diferença, como na maioria das vezes.

AVALIAÇÃO
Avaliar requer um processo intensivo de observação, acompanhamento e envolvimento na elaboração e execução do projeto.
Portanto, os alunos serão observados desde a participação,elaboração,organização,tomadas de decisões, reflexões até a culminância com a exposição dos trabalhos e a apresentação e do resultado da pesquisa.

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