IMPLANTANDO A RÁDIO
कुनिका- AÇÃO
Introdução: O projeto visa a implantação de uma rádio-escola, de forma eficiente, através de programas educativos, músicas, entrevistas, etc., proporcionando aos alunos oportunidades únicas de desenvolverem suas habilidades, visando a interdisciplinaridade na escolha dos programas, sendo um instrumento eficaz e motivador do saber e modificador da comunicação escolar.
Justificativa: Sabendo-se que problemas de comunicação impedem a construção eficiente de novas aprendizagens e comprometem a socialização do conhecimento, busca-se, por meio da implementação de uma rádio na escola, promover a integração entre todas as áreas de conhecimento de forma a combater a fragmentação do conhecimento, possibilitando o comprometimento de todos os professores com a promoção de novas aprendizagens.
Objetivos:
Promover a comunicação e a socialização das aprendizagens no ambiente escolar, por meio da criação de uma rádio dentro da escola, na qual os alunos e professores serão parceiros e protagonistas desta ação;
Contribuir para a integração das áreas de conhecimento, a partir da produção da programação da rádio;
*Desenvolver e explorar os diferentes talentos existentes em cada aluno, levando-os a perceber os espaços de atuação e aplicação em diferentes veículos que os avanços tecnológicos oferecem;
*Desenvolver nos alunos habilidades de pesquisa e investigação promovendo o protagonismo infantil e juvenil.
Procedimentos Metodológicos
• Encontros semanais com participação dos professores, alunos e assessores pedagógicos, afim de organizar as atividades.
• Assessoria ao desenvolvimento do projeto em todas as etapas: pesquisa, estudo do tema e dos conteúdos e nas produções no laboratório de informática.
• Realizar pesquisas na Internet e biblioteca com discussões posteriores entre os alunos, professores e assessores pedagógicos sobre temas como: tecnologia na sala de aula, direitos autorais, linguagem, rádio, ferramentas de comunicação e interação, desenvolvimentom sustentável, meio ambiente e questões locais relacionadas ao tema; afim de propor ações para desenvolvimento do projeto .
Recursos
Recursos Humanos:
Direção e coordenação da escola,Professor Coordenador,Professores de informática ,
professores do ensino Fundamental e alunos da Escola .
Recursos Materiais:
• Mesa de som
• Microfone
• CD PLAYER
• TAPE DECK
• Gravador (Repórter)
• Caixas de som
• Transmissor ou amplificador
LOGÍSTICA
“Organização e ações articuladas para o bom andamento do projeto”
• Pauta (Roteiro de desenvolvimento do programa )
• Grade de Programação
• Reunião de Pauta
• Controle de Identificação
• Código de conduta ética
• Cultura de multiplicação
• Verificação periódica dos equipamentos
PÚBLICO-ALVO
Serão beneficiados estudantes, professores e demais membros da comunidade
escolar funcionários e pais de alunos da escola de ensino fundamental .
Avaliação
Avaliar o conhecimento é um processo mais amplo do que a simples verificação por um único instrumento, devendo esta ocorrer de maneira continua, interdisciplinar, com abrangência na oralidade, produção de textos, raciocínio lógico, aplicando a prática escolar em situações do cotidiano.
Cada item da avaliação deve ser apresentado aos alunos para que estes tenham compreensão do processo, pois o sentido da prática educativa proporcionada pela utilização da rádio é um elemento potencial para a criação de um clima positivo nas relações interpessoais, possibilitando uma ligação afetiva entre os atores envolvidos no processo de produção (locutores, técnicos, roteiristas, professores etc.).
Conclusão
Torna-se necessário, sobretudo, que o rádio possa ser introduzido nas escolas, como recurso pedagógico, propiciando ao educando a oportunidade de aprender a produzir e selecionar programas educativos de qualidade, exercendo um senso crítico sobre o que ouve e recebe através das diversas mídias. Os educadores e produtores de programas da rádio devem estar atentos para evitar a mera transposição dos modelos educativos tradicionais que ainda oferecem uma educação bancária, sem questionamentos ou crítica. Devem por outro lado, enfatizar e destacar o uso pedagógico do rádio valorizando a aprendizagem colaborativa e participativa, que ressalte os valores individuais e coletivos e estimule os indivíduos a serem co-participantes do próprio processo de evolução, aprendendo a conhecer, a fazer, a conviver e a ser.
Portanto, implementar a linguagem de rádio no processo de ensino cria uma nova alternativa para estimular a melhoria da qualidade de educação e as condições de trabalhos dos profissionais envolvidos no processo de ensino-aprendizagem.
A educação pode, através das rádios escolares, contribuir para o desenvolvimento de competências e habilidades (capacidade de síntese, de raciocínio, de verbalização de idéias, etc.) que viabilizem as comunidades escolares condições de realizar um projeto de vida e de sociedade melhor.
RELATÓRIO DO PROJETO
• Quanto tempo foi gasto para a primeira versão até o fechamento do projeto
Sabemos que tudo que é novo encontra barreiras e é um processo gradativo, pois ainda temos professores resistentes, mas através da motivação em reuniões com a equipe até a rádio-novela ser confeccionada e apresentada pode-se estipular mais ou menos um bimestre.
• Como se deu a participação de toda a equipe na elaboração do projeto;
Percebeu-se a colaboração entre alunos e professores na construção do novo conhecimento, procurando assim desenvolver a proposta pedagógica da Unidade escolar. O incentivo tanto dos alunos quanto dos professores para trabalhos coletivos na sala de aula com melhoria do comportamento dos alunos, desenvolvimento do senso crítico, social e cultural.
• Qual foi a reação da direção em relação ao projeto elaborado?
Houve compromisso pedagógico, social e cultural por parte da comunidade escolar; com maior entrosamento entre professor, corpo técnico pedagógico e direção da Unidade escolar; com vistas à melhoria da qualidade do ensino.
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